*O QUE É RETÍFICA DE MOTORES? Retífica de motor é um processo de manutenção do motor para reparar pequenos danos causados pelo desgaste natural de sua utilização, prolongando sua vida útil. O nome é também utilizado para designar as empresas ou oficinas que fazem esse tipo de serviço.

Trata-se do processo de usinagem de todos os elementos contidos no motor como virabrequim, bielas, bloco, cabeçote, comando, volante, válvulas de admissão e escape, sede de válvulas, etc. Assim como a troca de elementos fundamentais (que não podem passar pelo processo de usinagem) como bronzinas de bielas, bronzinas de mancais, pistões, anéis e/ou pinos dos pistões, juntas, retentores, gaxetas, selos da galeria d'água de bloco e cabeçote, etc.

*O QUE É O CONAREM? O CONAREM é o Conselho Nacional de Retíficas de Motores, sendo uma entidade de representação e serviços constituída e dirigida por empresários retificadores das principais regiões do país, fornecendo acesso a informações técnicas privilegiadas para este ramo de atividade.

*O QUE É A REDE UNIÃO? A Rede União Nacional de Auto Peças é uma associação formada por sócios e proprietários de estabelecimentos que atuam na área de Retíficas e Auto Peças, que tem como objetivo promover o desenvolvimento das atividades junto a seus membros, fornecedores e a todos os clientes das empresas envolvidas, fazendo encurtar os laços comerciais entre as fábricas e o consumidor final.

 

DICAS IMPORTANTES

Selo*Utilizar o selo marcador de temperatura para maior segunça (Disponível na Retimop).

 

*Óleo do motor: Evite usar marcas diferenciadas. Quando efetuar a troca do óleo, dê preferência por manter a marca escolhida; caso deseje mudar de marca mantenha a nova marca nas próximas trocas. Óleos possuem aditivos diferentes que reagem entre si, assim como aditivação dos combustíveis.

*Limpe o filtro de ar regularmente. Em regiões de muita poeira a limpeza deve ser mais frequente. Respeite o prazo de troca indicado pelo fabricante. Filtro sujo ou vencido aumenta o consumo consideravelmente.

*Muitos pensam que o sistema de arrefecimento do carro resume-se apenas ao radiador. Ele é uma peça importante, mas sozinho não garante a temperatura ideal para o motor trabalhar. Quatro componentes são de fundamental importância no funcionamento do sistema: a bomba de água, a válvula termostática, o termo-interruptor e o sensor de temperatura. Juntos, eles comandam a refrigeração do motor.

*Ao desligar seu motor, espere que o mesmo funcione por alguns segundos em marcha lenta, evitando inclusive a "última acelerada", que pode provocar acúmulo de combustível no cilindro do motor, provocando desgaste prematuro das peças móveis e contaminação do óleo lubrificante.

*Verifique sempre a limpeza do sistema de abastecimento do motor (tanque, conduites, filtros, etc.). O excesso de impurezas no sistema prejudica o funcionamento da injeção, podendo acarretar danos a todo o motor.

*Procure evitar a instalação de acessórios adaptados ao seu motor, a menos que recomendado pelo fabricante do mesmo. Serviços de adaptação podem prejudicar o desempenho total e não tem nenhum tipo de garantia.

*Ao aplicar peças em seu veículo ou equipamento, certifique-se da qualidade das mesmas, consultando um especialista.

*Na Retimop você encontra uma equipe especializada nesses assuntos, que comercializa peças de primeira linha, com a certeza que você está em boas mãos. São mais de 30 anos de experiência, com profissionais treinados até mesmo no exterior, a fim de melhor qualificar nossos serviços.

 

GARANTIAS ABNT

Garantias

VIDEOS

 

 

 

Parceiros
Fornecedores